Presidente da FFER recebe homenagem da ALE RO
Data de Publicação: 20 de novembro de 2023 08:47:00 Heitor Costa recebe homenagem pelos 40 anos do Estado de Rondônia
O presidente da Federação de Futebol do Estado de Rondônia recebeu nesta segunda feira uma homenagem da Assembleia Legislativa de Rondônia, em solenidade com a presença de várias autoridades inclusive do governador do Estado Coronel Marcos Rocha. O presidente da FFER Heitor Costa, então deputado constituinte recebeu homenagem pelos 40 anos do Estado de Rondônia. Heitor diz que ficou muito feliz pela homenagem, "é uma grande alegria porque se passaram 40 anos e Rondônia hoje é um dos Estados mais pujante, forte no cenário enconomico brasiliero e o nosso trabalho contribuiu pra que isso acontecesse, então estou muito feliz em retornar a assembleia, a essa casa pra receber essa grande homenagem " citou Heitor Costa.
Após a solenidade na Assembleia Legislativa, o presidente Heitor Costa recebeu outra homenagem, desta vez de amigos, parceiros e dos colaboradores e ex colaboradores da Federação de Futebol do Estado de Rondônia, Heitor foi recebido com festa na sede da entidade.
Em agosoto de 1983 a Constituição Estadual de Rondônia era promulgada, nascendo assim o Poder Legislativo, surgindo a democracia justiça e progresso. Após quatro décadas os 24 deputados constituintes, representando a voz do povo rondoniense, destacaram no preâmbulo da Carta Magna com o propósito de assegurar os princípios de liberdade e justiça, o progresso sócioeconômico e cultural, entre outras coisas.
Até agosto de 1983 o então governador Jorge Teixeira exercia o papel de legislador do Estado por meio de decretos-lei. Foi a partir desta data que houve a efetiva implantação do Poder Legislativo, extinguindo-se a Assembleia Constituinte, formada para definir os rumos do Estado por meio de sua Constituição.
A primeira eleição do estado ocorreu em 15 de novembro de 1982. À época, foram eleitos representantes para o Senado, a Câmara Federal e a Assembleia Legislativa. Os 24 deputados estaduais eleitos naquele pleito receberam a função de constituintes, 15 pertenciam à legenda PDS e nove à do PMDB.
Os constituintes foram: Amizael Silva, Arnaldo Martins, Heitor Costa, Francisco Nogueira, Genivaldo Souza, Jacob Atallah, José Bianco, José do Prado, Jô Sato, Manoel Messias, Marvel Falcão, Oswaldo Piana, Silvernani Santos, Walderedo Paiva, Zuca Marcolino, Amir Lando, Ângelo Angelim, Cloter Mota, Jerzy Badocha, João Dias, Ronaldo Aragão, Sadraque Muniz, Sérgio Carminatto e Tomás Correia.