Português (Brasil)

FFER completa 79 anos

FFER completa 79 anos

Data de Publicação: 29 de outubro de 2023 23:20:00 Federação de Futebol do Estado de Rondônia foi criada em 29 de outubro de 1944

Hoje o futebol de Estado comemora mais um ano da Federação de Futebol do Estado de Rondônia, criada em 1944 a maior entidade do futebol do Estado completa 79 anos de de uma  longa caminhada recheada de lutas, conquistas e realizações. A história da FFER começa a partir do decreto da lei 5.812 do dia 1 outubro de 1943, quando nasceu o Território Federal do Guaporé, porque no mês de julho do mesmo ano nascpa Ferroviário Atlético Clube.

No dia 29 de outubro de 1944, o jornalista Ocian da Silveira Pinto fundou a Federação do Guaporé. No ano seguinte foi disputado o primeiro campeonato, com três clubes Internacional, Ferroviário e Ypiranga que foi o primeiro campeão do Estado.

Até 1960 as competições eram realizadas no antigo Clube Ypiranga da avenida Pinheiro Machado. Poucos anos depois outro jornalista teve contribuição importante para o desenvolvimento do futebol de Rondônia. Em 1975 nascia o Copão da Amazônia com equipes das federações de futebol amador dos Estados de Rondônia, Acre, Amapá e Roraima, competição criado pelo jornalista Vinícius Danin então presidente da Federação de Futebol de Rondônia.

Mas em 1988 o futebol de Rondônia entrou em crise, sem competições a CBF decretou intervenção na Federação e nomeou Carlos Henrique Alves como interventor, que em 60 dias realizou as eleições do novo presidente. A eleição foi realizada na Câmara de Vereadores de Porto Velho. O então Deputado Estadual Heitor Luiz da Costa Júnior foi eleito presidente e realizou os campeonatos de 1989 e 90 competições ainda amadoras. A entidade funcionava numa pequena sala de baixo das arquibancadas do Estádio Aluízio Ferreira. Mas foi a partir daí que FFER se transformou e fortaleceu.

O futebol passou a ser profissional em 1991 e desde então o Ji-Paraná se firmou como o maior campeão, com nove conquistas. Foram trinta e dois campeonatos profissionais realizados, quem vão além do entretenimento, das competições estaduais que movimentam a economia do Estado e abrem portas para diversas competições  nacionais e internacionais, desde a base ao futebol masculino e feminino. São 79 anos de história construída a base de muitos sacrifícios e dificuldades, mas que o tempo comprovou que valeu cada gota de suor, hoje a FFER se consolidou como uma das melhores entidades do futebol do Brasil, com organização e estrutura saiu de uma pequena sala do velho Aluízão para sua sede própria, construiu patrimônio invejável com o trabalho de uma equipe profissional e experiênte. Aos 79 anos a FFER comemora muitas conquistas através da atuação com ética, moral e comprometimento para fazer sempre o melhor para nosso esporte.