Português Italian English Spanish

Representantes da arbitragem rondoniense participam de Workshop do Árbitro de Vídeo

Representantes da arbitragem rondoniense participam de Workshop do Árbitro de Vídeo

Data de Publicação: 19 de outubro de 2021 17:28:00
Evento foi realizado no período de 11 a 15 de outubro no Rio de Janeiro

O presidente da Comissão de Arbitragem da FFER (Federação de Futebol do Estado de Rondônia), Almir Belarmino Caetano, e o presidente do Sindarfer (Sindicato dos Árbitros do Estado de Rondônia), Servilio Patricio de Oliveira, participaram no período de 11 a 15 de outubro do Workshop do Árbitro de Vídeo (VAR). O evento foi realizado no Rio de Janeiro pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Departamento de Arbitragem e ENAF (Escola Nacional de Arbitragem do Futebol).

O Workshop do VAR contou com a participação de Mike Van der Roest, chefe de arbitragem do projeto do VAR na FIFA; Dirk Schlemmer, líder de implementação do projeto do VAR; Sebastian Runge, head de tecnologia no futebol; e Guilherme Barbosa, gerente de implementação do VAR da FIFA além do presidente da Comissão de Árbitros da CONMEBOL, Wilson Seneme.

Os representantes da arbitragem rondonienses aproveitaram a oportunidade para receber todas as orientações para implementação do VAR Light em partidas de futebol. "Diante de muitas contestações em relação a custos para implementação do VAR, a FIFA passou explorar soluções com boa relação custo-benefício, apresentando o projeto do VAR Light ao IFAB (International Football Association Board) e aos seus integrantes, onde a FIFA irá explorar esta nova linha de experimentação por meio da realização de testes para soluções para o VAR LIGHT", pontuou Almir Belarmino.

Para Servilio Patricio, as atualizações propostas pelo evento podem facilitar ainda mais o trabalho do árbitro dentro de campo. "O próximo passo do árbitro de vídeo será a implementação da tecnologia através da centralização e capacitação com o intuito de promover o apoio necessário para que as Federações possam ir implantando gradativamente em cada estado", destacou Servílio.

Já para o presidente da FFER, Heitor Costa, é essencial a participação de representantes do futebol rondoniense nesse processo para que as informações sejam difundidas entre os profissionais da arbitragem. "A implementação da ferramenta VAR no futebol é muito importante. Gostaria de parabenizar a CBF por essa iniciativa de aproximar a tecnologia também das federações e pela forma que está conduzindo esse projeto, mirando a melhoria tanto do futebol quanto da justiça desportiva", destacou Heitor Costa.

Texto: Alexandre Almeida/FFER
Fotos: Arquivo Pessoal