Português Italian English Spanish

23 de junho: Dias do Atleta Olímpico e do Desporto Olímpico

23 de junho: Dias do Atleta Olímpico e do Desporto Olímpico

Data de Publicação: 23 de junho de 2021 10:05:00
Datas ganham um significado especial pela proximidade com a abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio: 23 de julho

Nesta quarta-feira, 23 de junho, é celebrado os Dias do Atleta Olímpico e do Desporto Olímpico. As datas ganham um significado especial em virtude da proximidade da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que será no dia 23 de julho. Aproximadamente 11 mil atletas de 205 países vão disputar os Jogos, que deviam ter acontecido no ano passado, mas foram adiados por causa da pandemia de Covid-19.

O Dia do Atleta Olímpico é celebrado anualmente em 23 de junho. Esta data homenageia a todos os atletas que se dedicam com muito treino a participar dos esportes olímpicos. Empenho, esforço físico e psicológico, além de muita disciplina são fundamentais para o sucesso desses atletas.

Já o Dia Mundial do Desporto Olímpico é uma homenagem à criação do Comitê Olímpico Internacional, fundado em 23 de junho de 1894. A partir de uma iniciativa do francês Pierry de Frédy (conhecido como Barão de Coubertin), o Comitê Olímpico surgiu com a proposta de resgatar o espírito de competição dos antigos Jogos Olímpicos que eram realizados na Grécia antiga.

A FFER (Federação de Futebol do Estado de Rondônia) parabeniza todos os atletas olímpicos pelas datas comemorativas.

Texto/Imagem: Alexandre Almeida