19 de julho, Dia Nacional do Futebol
18/07 00:00

19 de julho, Dia Nacional do Futebol

Nesta quarta-feira, dia 19 de julho é celebrado, no Brasil, o Dia Nacional do Futebol. A data foi escolhida pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), atual Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 1976, em homenagem ao time mais antigo do país em atividade, o Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul, fundado no dia 19 de julho de 1900.

Culturalmente e tradicionalmente é o esporte predileto de crianças e adultos, chegando, muitas vezes a ser chamado de “paixão nacional”. Desde muito cedo as crianças começam a praticar o esporte apenas por diversão, mas atualmente muitas pessoas têm levado a carreira a sério e investido no esporte. Entre os maiores jogadores de futebol do mundo estão brasileiros, desde os mais antigos até os mais atuais.

Neste dia dedicado ao futebol, o presidente da Federação de Futebol do Estado de Rondônia (FFER), Heitor Costa, enaltece a modalidade pela importância em levar alegria e, principalmente sendo um grande instrumento de inclusão de crianças e adolescentes no incentivar a prática de atividade física, bem como despertar nos participantes sentimentos como cidadania e respeito ao próximo.

O futebol, jogado como atualmente, foi criado na Inglaterra em meados do século XIX e veio para o Brasil em 1894. O paulista Charles W. Miller (1874-1953), considerado o “pai do futebol brasileiro”, voltando de uma temporada de estudos na Inglaterra, trouxe para o país um par de bolas e o livro com as regras do jogo. Um ano depois, era realizada a primeira partida de futebol que se tem registro no Brasil: Cia. Ferroviária São Paulo Railway contra Funcionários da Companhia de Gás. As equipes eram formadas por ingleses radicados em São Paulo.

Com a profissionalização do futebol, foram criados alguns clubes que hoje consideramos os “grandes do futebol brasileiro”. Rondônia não poderia ficar para trás. Segundo ressalta o presidente da FFER, o Estado entrou no cenário do profissionalismo há cerca de 27 anos e desde então tem trilhado o sentido do crescimento. “Estamos crescendo. Lógico que ainda somos muito jovens no profissionalismo, mas o nosso futebol está galgando a cada ano um maior espaço. Atualmente, nossos clubes estão percebendo a grande importância de se investir na categoria de base e isso tem fortalecido ainda mais para motivar novos talentos do futebol para que mantenham o foco em seus sonhos”, disse Heitor Costa.



Autor: Paulo Ricardo


Últimas