Assistente Márcia recebe insígnia da entidade máxima do futebol mundial
16/02 14:00

Assistente Márcia recebe insígnia da entidade máxima do futebol mundial

A elite da arbitragem brasileira esteve presente no auditório da sede da CBF para a cerimônia de entrega das insígnias da FIFA, na quinta-feira (16). Dos 28 árbitros e assistentes, Rodolpho Toski, Deborah Correia, Rejane Caetano, Wagner Magalhães e Wagner Reway, além do assistente Danilo Simon Manis, passam a integrar o quadro da entidade máxima do futebol. Os demais tiveram o vínculo renovado com a entidade máxima do futebol. O evento encerrou o ciclo de atividades do Treinamento para Árbitros de Elite, realizado desde a última terça-feira (14), no Rio de Janeiro.  A  árbitra assistente Márcia Bezerra é destaque da arbitragem rondoniense e, desde janeiro retornou ao quadro da Comissão de Arbitragem da Federação de Futebol do Estado de Rondônia (FFER).

Antes da entrega das insígnias, os profissionais exibiram vídeos com recomendações aos árbitros e assistentes. Os temas foram controle de jogo, interpretação de bola na mão, comemoração de gol (invasão de integrantes do banco de reserva no campo e proximidade com a torcida), reclamação excessiva e ofensa ao trio de arbitragem, gandulas e posicionamento do árbitro em campo.

O objetivo das recomendações é passar uma uniformidade aos árbitros e assistentes. Presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Marcos Marinho, explicou as formas e ferramentas que serão utilizadas para que a padronização seja alcançada.

Cláudio Vinícius Cerdeira, membro da Comissão de Arbitragem da CBF, explica que a ideia é que árbitros e assistentes brasileiros tenham uma postura mais firme. Cerdeira detalha as recomendações passadas no Treinamento para Árbitros de Elite.

 

Árbitros FIFA:

 

Anderson Daronco (RS)

Deborah Correia (PE)

Dewson Freitas (PA)

Edina Batista (PR)

Raphael Claus (SP)

Regildenia de Holanda (SP)

Rejane Caetano (RJ)

Ricardo Marques (MG)

Rodolpho Toski (PR)

Wagner Magalhães (RJ)

Wagner Reway (MT)

Wilton Sampaio (GO)

 

Árbitros assistentes:

 

Alessandro Álvaro Rocha (BA)

Bruno Boschilia (PR)

Bruno Pires (GO)

Danilo Simon Manis (SP)

Fabrício Vilarinho (GO)

Guilherme Camilo (MG)

Kléber Gil (SC)

Nadine Bastos (SC)

Neuza Back (SC)

Márcia Bezerra (RO)

Rodrigo Corrêa (RJ)

Tatiane Camargo (SP)

 

O evento foi comandada pelo presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Marcos Marinho, o vice-presidente, Alício Pena Júnior, o diretor técnico da Escola Nacional de Arbitragem (ENAF), Manoel Serapião Filho, e coordenador do Projeto de Desenvolvimento e Implementação do árbitro de vídeo, Sérgio Corrêa.



Autor: Paulo Ricardo (fonte - CBF)


Últimas