Árbitros e assistentes focam tomadas de decisões sob estresse
28/09 14:00

Árbitros e assistentes focam tomadas de decisões sob estresse

Fatores que podem exigir mais do árbitro e do assistente uma tomada de decisão rápida sob estresse serão o foco dos treinamentos que começam a ser desenvolvidos pela Associação dos Árbitros de Ariquemes e Região – ARAAR. O planejamento para a arbitragem contra com a parte teórica e prática, bem como com acompanhamento psicológico com a doutora Carina de Matos.

A Associação tem realizado várias atividades para manter os árbitros e assistentes em condições físicas para atuações nos jogos em que foram escalados, bem como reuniões que visam o aprimoramento e atualização das regras de arbitragem.

Segundo o árbitro Jonathan Antero (CBF-2), as atividades sempre foram desenvolvidas pela ARAAR e serão mais intensificadas já de olho nos testes da próxima temporada, visando o fortalecimento da arbitragem para as competições do ano que vem. Antero participa dos exercícios ao lado  de outros profissionais da região e do quadro da CBF, como Maicon Pessoa e Edilson Soares.

Ele explica que a preparadora física da ARAAR e também instrutora física da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Isabel Cristina de Souza Moura irá participar dos exercícios, dando mais ênfase a algumas situações que possam exigir uma rápida tomada de decisão sob estresse tanto do árbitro quanto do assistente. As atividades físicas devem ser realizadas no estádio Gentil Valério, em Ariquemes.

O presidente da ARAAR, Greice Valdo Rodrigues, destaca o empenho dos árbitros e assistentes e enfatiza que a entidade sempre tem buscado melhor forma para manter um cronograma de atividades que possam somar com o desempenho de cada um.

A Federação de Futebol do Estado de Rondônia (FFER), ressalta o comprometimento da ARAAR em desempenhar atividades visando o aprimoramento dos árbitros e assistentes que também fazem parte da Comissão de Arbitragem da entidade. 



Autor: Paulo Ricardo


Últimas