ARAAR busca parcerias para melhor desempenho da arbitragem
12/05 11:00

ARAAR busca parcerias para melhor desempenho da arbitragem

O Fisioterapeuta JADER SILVA ROCHA - Crefito - 9/107808-F da FISIOARTE e Associação Regional dos Árbitros de Ariquemes (ARAAR ) firmaram parceira no Programa FIFA 11+. O FIFA 11+ é um programa avançado e completo de aquecimento e de prevenção de lesões no futebol, destinado para atletas, árbitros e árbitros assistentes que consiste em exercícios com estabilização central, equilíbrio e controle neuromuscular, treinamento excêntrico, pliometria e agilidade, que se realizados corretamente, proporcionam uma proteção geral.

Os árbitros também estão propensos a sofrer lesões durante uma partida por vários motivos. Os estudos indicam claramente que a execução consequente do FIFA 11+ pode levar a uma redução de 30 a 50% das lesões, a FIFA e CBF já implementaram o referido Programa para seus árbitros e assistentes, e a partir de então os árbitros e assistentes da ARAAR também serão beneficiados com o Programa FIFA 11+ através da parceria com o fisioterapeuta Dr. Jader Rocha, que atualmente está sendo realizado no Campo de Centro de Treinamento Camisa 10. Dr. Jader também disponibilizou o Centro de Fisioterapia Fisioarte para realização de fisioterapia esportiva preventiva utilizando equipamentos específicos. O arbitro CBF Promissor FIFA Jhonatan Antero que já iniciou ambos os trabalhos preventivos afirma que já sente a diferença e que os benefícios em curto prazo o levarão a ter mais saúde e uma melhor qualidade de vida.

 

PSICÓLOGA

Aconteceu no último dia 30 de abril e 1º de maio o início da etapa de acompanhamento psicológico realizado pela Psicóloga Drª Carina de Matos aos árbitros profissionais e alunos cursistas pertencentes ao quadro de arbitragem da ARAAR - Associação Regional dos Árbitros de Ariquemes e Região.

O árbitro deve apresentar um conjunto de características importantes para garantir sua boa atuação, não só as capacidades físicas devem ser consideradas e treinadas, de fato um bom preparo físico facilita seu trabalho, mas as capacidades psicológicas também são bastante relevantes, e pensando nisso, a ARAAR firmou parceira com a Psicóloga Drª Carina de Matos, que começou o acompanhamento psicológico que consiste inicialmente em palestras e vídeos motivacionais, dinâmicas com intuito de estimular a agilidade mental, o trabalho em equipe, a atenção e concentração, a comunicação, a confiança, e outras habilidades. 



Autor: Araar


Últimas