Curiosidades da Copa América 2015

Curiosidades da Copa América 2015

A Copa América de 2015 é a 44ª edição do principal torneio entre seleções organizado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL). É disputada entre 11 de junho e 4 de julho.1 O Uruguai é o atual campeão. Doze equipes disputam a competição, os dez membros da CONMEBOL e dois convidados da CONCACAF, México e Jamaica.

O vencedor do torneio se classifica para a Copa das Confederações FIFA de 2017. Caso México ou Jamaica ganhem o torneio, o melhor classificado sul-americano representará o continente na Rússia.

Anfitrião

Seguindo o sistema de rodízio de sedes, esta edição seria realizada no Brasil, país que organizou a competição pela última vez em 1989. Devido à organização de outros eventos esportivos no país durante a década, como a Copa das Confederações FIFA de 2013, a Copa do Mundo FIFA de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, surgiu a ideia de que o Chile sediasse a Copa América em 2015.2 O então presidente da CONMEBOL, Nicolás Leoz, até sugeriu que o México sediasse a competição, apesar de o país não ser membro da Confederação Sul-Americana.3 O presidente da Bolívia, Evo Morales, também expressou interesse em sediar o torneio em seu país.4

Em fevereiro de 2011, a Confederação Brasileira de Futebol confirmara a realização da Copa América no Brasil. Especulou-se, inclusive, para essa edição, a possibilidade de unificar com as seleções da América do Sul e das Américas do Norte, Central e Caribe, realizando um torneio nos moldes da Eurocopa.5 A ideia acabou se confirmando apenas para 2016, quando será realizada a Copa América Centenário, nos Estados Unidos, em uma edição especial comemorando os cem anos da competição.

Não obstante a posição do ano anterior, em março de 2012 a CBF confirmou a troca na organização da Copa América de 2015 com o Chile, que sediaria a Copa América em 2019, em virtude das competições internacionais sediadas no Brasil entre 2013 e 2016 que forçariam a paralisação do Campeonato Brasileiro de Futebol por quatro anos seguidos.

Seleções participantes

Nesta edição, como nas anteriores, participarão doze seleções nacionais, das quais dez serão os países membros da CONMEBOL, além de duas seleções convidadas, que inicialmente foram Japão e México.9 O Japão desistiu do convite e a China foi cogitada no seu lugar,10 mas em maio de 2014 a Jamaica foi confirmada como participante.






Autor: pesquisa