Planejamento estratégico discutido em palestra na FFER

Planejamento estratégico discutido em palestra na FFER

“Por trás de toda organização de sucesso existe uma estratégia eficaz”. A frase foi a base das discussões durante a palestra sobre planejamento estratégico organizada pela Federação de Futebol do Estado de Rondônia, tendo como palestrante o diretor social do Clube Atlético Metropolitano (equipe catarinense), Ronei Schultze, abordando aspectos importantes para a organização dos clubes profissionais. O presidente da entidade, Heitor Costa, iniciou as discussões tecendo comentários sobre a evolução do futebol rondoniense e outras novidades como a real implantação do Centro de Excelência na Capital, através do legado Fifa da Copa do Mundo.

A palestra contou com a presença de dirigentes dos clubes, imprensa e desportistas. Ao abrir as discussões, Heitor destacou que a cada ano o futebol rondoniense alcança maior destaque. Ele também lembrou do avanço da arbitrado do Estado que hoje está atuando nas principais competições nacionais e, agora internacionais com a confirmação de que Rondônia terá uma assistente no quadro da FIFA a partir de 2015.

Heitor reforçou a notícia de que a partir do ano que vem, Porto Velho contará com um Centro de Excelência que será construído e atenderá mais de 700 crianças. “É uma realidade. Nosso esforço foi compensado e Rondônia terá o Centro de Excelência com profissionais que serão treinados pela CBF”, enfatizou.

O diretor de Desenvolvimento e Projetos da entidade, Ivan Rocha, fez uma breve explanação sobre os eixos que compõem a organização dentro de cada clube, citando como exemplo o acompanhamento, disciplina, organização e administração. Segundo ele, somados esses itens, o segredo do sucesso é a gestão.

O palestrante Ronei Schultze deixou claro que o Planejamento Estratégico é hoje a ferramenta de gestão fundamental para se alcançar grande avanço. Para o palestrante, o clube deve ter uma visão clara, coerente e instigante de suas metas e objetivos.

Ronei fez explanação sobre diagnóstico situacional, planejamento estratégico, definições de prioridade, estudo de viabilidade, sendo todos os temas discutidos entre os presentes. “Para estabelecermos os caminhos a percorrer para chegarmos aonde queremos chegar, temos que desenvolver um planejamento estratégico”, disse o palestrante, destacando que está visão é determinante para o alcance de uma situação desejada de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com melhor concentração de esforços e recursos do clube respondendo questionamentos tais como: sobre o que fazer?, como?, quando?, para quem?, por que?, por quem? e onde?















Autor: Assessor de Imprensa: PAULO RICARDO