Almir Belarmino participa do Curso Fifa Futuro III

Almir Belarmino participa do Curso Fifa Futuro III

A Escola Nacional de Arbitragem de Futebol (Enaf) está realizando desde quinta-feira (24), em Campos do Jordão (SP), o Curso Fifa Futuro III para Instrutores Técnicos e Físicos. O curso tem o apoio da CBF, com supervisão da Fifa, e será realizado no Blue Mountain Hotel & Spa. O presidente da Comissão de Arbitragem da Federação de Futebol do Estado de Rondônia, Almir Belarmino, participa do evento que reúne grandes nomes da arbitragem nacional e internacional. O evento se estenderá até dia 29.

O evento conta com a presença de conceituados profissionais da área, tais como:
Instrutores Fifa presentes:
Carlos Alarcon Rios - Presidente da Comissão de Arbitragem da Conmebol há mais de 25 anos e membro da Comissão de Arbitragem da Fifa.
Oscar Ruiz - Instrutor do RAP-Fifa e Integrante do Desenvolvimento da Arbitragem da FIFA. Começou a apitar profissionalmente em 1 de janeiro de 1995 atuando em sua primeira partida internacional em 12 de julho de 1995, na partida entre Paraguai e Venezuela. Arbitrou as finais da Copa América de 1999; Copa Libertadores da América de 2002, 2003, 2007 e 2010; Copa Sul-Americana de 2007; Copa Merconorte de 1998 e Recopa Sul-Americana de 2006. Participou da Copa do Mundo Fifa de 2002 arbitrando três partidas: Coréia do Sul 2x0 Polônia - 1ª. fase, Turquia 3x0 China - 1ª. fase, Turquia 1x0 Senegal - quartas de final. Na Copa de 2006 arbitrou apenas uma partida: Holanda 2x1 Costa do Marfim - 1ª. fase.
Participou da Copa do Mundo Fifa 2010, juntamente com os assistentes e compatriotas Abraham Gonzalez e Humberto Clavijo. Aposentou-se internacionalmente no dia 5 de maio de 2011, após arbitrar a partida Cerro Porteño x Estudiantes, decidida nos pênaltis, que terminou com a vitória do time paraguaio.
É recordista de jogos em Copas Libertadores, com 80 partidas.
Carolina Colman - Oficial de Desenvolvimento do Projeto de Assistência da Arbitragem da Fifa.
Cristian Rosen - Instrutor Físico do RAP-Fifa - Argentino.
Wilson Seneme - Ex-árbitro Fifa. Atual integrante da Comissão de Arbitragem da Conmebol, Instrutor Fifa e coordenador nacional da Instrução.
Antonio Pereira da Silva - Ex-árbitro Fifa. Presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, instrutor Fifa para língua portuguesa.

Nilson Monção - Vice-Presidente da Comissão de Arbitragem da CBF e instrutor Fifa Futuro III.

Alicio Pena Junior - Ex-árbitro Fifa. Membro da Comissão de Arbitragem da CBF, instrutor Fifa Futuro III.
Manoel Serapiao Filho - Ex-árbitro Fifa e atual diretor-adjunto para o pilar Técnico da ENAF.
Sílvia Regina de Oliveira - Ex-árbitra Fifa (Atenas 2004, entre outras), instrutora Fifa, integrante da Ceaf-SP
Paulo Camello - Diretor-Adjunto para o pilar físico da Enaf.
Marta Magalhães - Psicóloga Esportiva que atua na arbitragem desde 2004. Atual adjunta para o pilar mental da Enaf.
Também terá a presença de conceituados instrutores (Milton Otaviano, Ednilson Corona, Erich Bandeira, Roberto Perassi, Sérgio Cristiano, Marcio Verri e expoentes da arbitragem estaduais etc.)

Árbitros da Copa
No começo do mês de abril, os árbitros brasileiros que vão representar o Brasil na Copa do Mundo 2014 receberam, durante cinco dias, um curso preparatório promovido pela Enaf.
Sandro Ricci, Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse se reuniram em Campos do Jordão para o Programa Preparatório para Árbitros Mundialistas 2014. Em dois períodos, eles participaram de atividades de preparação nos aspectos físico, técnico, tático e teórico.



Autor: assessoria; paulo ricardo