VAI COMEÇAR: VEC enfrenta o Mixto na estreia na Copa Verde

VAI COMEÇAR: VEC enfrenta o Mixto na estreia na Copa Verde

O lançamento oficial da Copa Verde aconteceu na manhã de quinta-feira, pelo presidente da CBF, José Maria Marin. A competição será disputada de 12 de fevereiro a 12 de abril. O evento foi realizado no Hotel Windsor, no Rio de Janeiro, com a presença do vice-presidente da CBF Marco Polo Del Nero e do diretor Reinaldo Carneiro Bastos, além dos presidentes e representantes das 11 federações dos 16 clubes participantes.
O VEC, representante de Rondônia na competição por ser atual campeão estadual, enfrenta o Mixto (MT) em jogos de ida e volta, sendo que o primeiro está marcado para dia 12 de fevereiro. A Copa Verde será disputada em sistema de mata-mata, com jogos de ida e volta. Não haverá confrontos entre clubes do mesmo estado na primeira rodada. Serão 30 jogos no total, com oito rodadas. A competição também tem como atração três estádios construídos para a Copa do Mundo e que sediarão suas partidas antes mesmo do Mundial. São eles a Arena Pantanal, em Cuiabá, o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, e a Arena da Amazônia, em Manaus.
"Quero cumprimentar os presidentes dessas 16 federações, que tanto batalharam pela realização desse campeonato, Tenho certeza de que será mais um sucesso de organização e de comparecimento de público, assim como é a Copa do Nordeste", disse o presidente da CBF, José Marin, ressaltando, inclusive, outro aspecto de relevância da Copa Verde que irá integrar ainda mais o país do futebol e dar oportunidade de muitos jovens abraçarem a carreira de jogador de futebol.
A competição é um antigo pedido feito à CBF pelos presidentes das federações do Norte. O presidente da Federação de Futebol do Estado de Rondônia (FFER), Heitor Costa, participou do lançamento oficial da Copa Verde e destacou a importância da competição para a região. “Lutamos para que a Copa Verde saísse do papel e se tornar realidade. Cada um dos presidentes das federações tem sua parcela de contribuição e isso mostra que sempre estamos trabalhando em prol do futebol. Conquistamos mais uma competição que ira movimentar os clubes do Norte do país. Nosso representante legal será o VEC, atual campeão estadual e que com certeza irá fazer uma boa campanha na Copa Verde”, destacou Heitor.
O campeão do torneio nacional garantirá vaga na Copa Sul-Americana de 2015. Paysandu, Clube do Remo, Paragominas, Mixto, Cuiabá, Nacional-AM, Princesa do Solimões, Plácido de Castro, Cene, Desportiva, Interporto, Santos-AP, Vilhena e Náutico-RR, Brasiliense e Brasília representam os estados do Pará, Mato Grosso, Amazonas, Acre, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Tocantins, Amapá, Rondônia e Roraima, além do Distrito Federal.
Os presidentes de Federações estiveram presentes ou se fizeram representar no evento: Antônio Aquino (Acre), José Xaud (Roraima), Cesário de Oliveira (Mato Grosso do Sul), Dissica Valério Tomaz (Amazonas), Heitor Costa (Rondônia), Leomar Quintanilha (Tocantins), Gílson Gonçalves Costa (representante de Mato Grosso), Gustavo de Vieira (representante do Espírito Santo), Neto Goes (representante do Amapá) e o presidente da Desportiva Ferroviária, Wilson de Jesus, além do presidente do Vitória, Alexi Portela, que disputa a Copa do Nordeste.

Confira os oito grupos da Copa Verde:
Grupo A
Princesa de Solimões-AM x Paysandu (PA) – Manaus.
Paysandu (PA) x Princesa de Solimões (AM) – Belém.
Grupo B
Paragominas (PA) x Santos (AP) – Paragominas.
Santos-AP x Paragominas-PA – Macapá.
Grupo C
Náutico (RR) x Remo (PA) – Boa Vista.
Remo (PA) x Náutico (RR) – Belém.
Grupo D
Plácido de Castro (AC) x Nacional (AM) – Rio Branco.
Nacional (AM) x Plácido de Castro (AC) – Manaus.
Grupo E
Interporto- (TO) x Brasiliense (DF) – Porto Nacional.
Brasiliense (DF) x Interporto (TO) – Taguatinga.
Grupo F
Vilhena (RO) x Mixto (MT) – Vilhena.
Mixto (MT) x Vilhena (RO) – Cuiabá.
Grupo G
Desportiva (ES) x Cuiabá (MT) – Cariacica.
Cuiabá (MT) x Desportiva (ES) – Cuiabá.
Grupo H
Brasília (DF) x CENE (MS) – Gama.
CENE (MS) x Brasília (DF) – Campo Grande.





Heitor Costa participou no lançamento oficial da Copa Verde; agora, Rondônia é VEC na competição



Autor: jornalista PAULO RICARDO e CBF