FFER: 69 anos de trabalho evoluindo o futebol de Rondônia

FFER: 69 anos de trabalho evoluindo o futebol de Rondônia

Neste dia 29 de outubro de 2013, a Federação de Futebol do Estado de Rondônia (FFER) está em festa pelos seus 69 anos de fundação trazendo um histórico de glórias e evolução do futebol de Rondônia que desde a implantação da Era Profissional, teve as portas abertas para competições em nível nacional promovidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), como Campeonato Brasileiro Série D, Copa do Brasil e, agora, a já anunciada Copa Verde.
Mas, é preciso fazer uma reflexão do passado para se entender todo o planejamento que resultou na profissionalização do futebol, na modernização das dependências da entidade, hoje toda informatizada e que não deixa a desejar em nenhum aspecto em relação as demais federações do país.
A FFER, foi fundada em 29 de outubro de 1944 por iniciativa do jornalista Ocian da Silveira Pinto. Até o ano de 1990 os campeonatos eram amadores e durante este período, a Federação só deixou de realizar o campeonato de 1988. Foram momentos de crise que resultaram na intervenção da CBF que se resolveu no dia 20 de abril de 1989, com a eleição do então deputado estadual Heitor Costa, que cumpriu tudo o que prometera no seu discurso de posse. Realizou o campeonato em 1989, fez o último estadual amador em 1990, e a FFER, que até então, funcionava precariamente nas dependências do estádio Aluizio Ferreira, teve sua sede própria inaugurada em 05 de agosto de 1990, ocasião, em que estiveram presentes inúmeras autoridades locais, a diretoria da CBF e o seu então presidente Ricardo Terra Teixeira.
Foram anos de trabalho com seriedade e sempre buscando reforçar o profissionalismo, com a administração de Heitor Costa. "Temos um passado de história. Pegamos uma federação que vinha enfrentando crise e procuramos restabelecer a harmonia e, inclusive, colocar o futebol do nosso estado no cenário nacional. Por isso foi importante a profissionalização do futebol", disse Heitor.
O profissionalismo tão esperado enfim chegou. Em 18 de agosto de 1991, teve início o primeiro campeonato rondoniense de futebol profissional (dez anos após Rondônia ter deixado de ser Território para tornar-se Estado), que contou com a participação de nove equipes.
Atualmente, o calendário do futebol rondoniense traz todos os anos importantes competições e movimenta vários municípios, gerando centenas de empregos diretos e indiretos que abrangem atletas profissionais em seus clubes de origem. "Nossa história é de luta e temos a certeza de que evoluímos o nosso futebol. Parabéns a todos os clubes e ligas filiados, aos que hoje não estão mais em atividade, mas deram sua contribuição para o crescimento do nosso futebol, aos funcionários e amigos que ainda carregam essa bandeira chamada FFER", disse Heitor.



Autor: assessoria: paulo ricardo