Copa Verde inicia em janeiro; VEC vai representar RO na competição

Copa Verde inicia em janeiro; VEC vai representar RO na competição

Fim das especulações e incertezas. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enviou à Federação Rondoniense de Futebol (FFER) documento oficializando a realização da primeira edição da Copa Verde, competição que teria os mesmos moldes da antiga Copa Norte. A competição tão esperada pelos clubes da região acontece nos meses de janeiro e fevereiro de 2014, com a participação de 16 clubes, sendo que em o VEC será o representante de Rondônia, por ser o atual campeão e, inclusive, por estar em melhor posição no Ranking Nacional das Federações.
No documento enviado ao presidente da FFER, Heitor Costa, o diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio, esclarece que a Copa Verde pretende promover a integração regional de clubes – regiões Norte e Centro-Oeste – que passam a ter uma nova competição, com novas possibilidades de intercâmbio. Para viabilizar financeiramente a competição, a CBF vendeu os seus direitos comerciais à TV Esporte Interativo que, por sua vez. Apostará na viabilidade comercial do campeonato.
“Nos presidentes de federações da região Norte estamos satisfeitos com a oficialização da Copa Verde, competição que vínhamos há tempos reivindicando e, agora, torna-se uma realidade. Tivemos sim um papel importante para conseguirmos essa competição e, novamente, comprovamos a força da FFER e do nosso futebol”, ressaltou Heitor Costa.
Algumas especulações giraram em torno de qual equipe iria representar Rondônia na competição. Porém, essa dúvida foi sanada no próprio documento enviado pela CBF, definindo que somente critérios técnicos serão aceitáveis para a participação de clubes em competições oficiais, o que exclui o convite. Dessa forma, foi adotado como critério técnico a posição do clube na classificação do seu campeonato estadual, no presente caso o campeonato de 2013.
A Copa Verde dará ao campeão a vaga para disputar a Copa Sul-Americana de 2015.
Conforme ficou definido pela CBF, a competição será disputada pelos seguintes clubes: Paysandu (PA); Brasiliense (DF); Remo (PA); Cuiabá (MT); Cene (MS); Mixto (MT); Vilhena (RO); Nacional (AM); Brasília (DF); Náutico (RR); Plácido de Castro (AC); Desportiva (ES); Paragominas (PA); Princesa do Solimões (AM); Interporto (TO); Oratório (AP).



Autor: assessoria: paulo ricardo