União Cacoalense está de volta à Elite do futebol rondoniense

União Cacoalense está de volta à Elite do futebol rondoniense

A Sociedade Esportiva União Cacoalense está de volta à elite do futebol rondoniense. Após consultar o departamento jurídico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Federação de Futebol do Estado de Rondônia (FFER), publicou portaria que garante a inclusão da equipe de Cacoal na Primeira Divisão em 2014, uma vez que foi a única a se inscrever para a disputa da Segundona e, no entendimento da diretoria, não poderia ser penalizada por não haver adversários.
O período de inscrição para a Segunda Divisão se encerrou na última sexta-feira, sendo que o Departamento de Competições aguardou até o termino do prazo definido. Apenas a Cacoalense manifestou interesse em disputar a competição. No entanto, a diretoria da FFER entrou em contato com a entidade maior do futebol brasileiro para sanar dúvidas quanto ascender a equipe à Primeirona.
Com a resposta da CBF, definindo ser plausível que uma equipe inscrita em uma competição se a presença de adversários seja considerada apta, tecnicamente, ascender de divisão, sem que os diplomas legais sejam desrespeitados, a FFER já garantiu o time na divisão de Elite em 2014.
A Sociedade Esportiva União Cacoalense brilhou no futebol rondoniense entre os anos de 2001 a 2004. O time fez a primeira grande final do Campeonato Rondoniense em 2001, quando perdeu o título para o Ji-Paraná. No ano seguinte, em 2002, mais uma vez o Cacoalense diante da disputa do título e novamente perdeu o título, dessa vez para o CFA. De tanto tentar, a Sociedade Esportiva União Cacoalense finalmente conseguiu quebrar a má fama de vice. Foi em 2003, contra o próprio CFA que a Cacoalense conquistou o primeiro título. Em 2004, mas um título para Cacoal, curiosamente diante do Ji-Paraná.
Anexos Portaria da FFER e Ofício da CBF.








Autor: assessoria: paulo ricardo